Menu
Outras notícias

Guia Rápido para Financiar seu Imóvel

Mesmo com um bom perfil de "bom pagador", aprovação do financiamento do imóvel com o banco pode ser demorado



Pensando em financiar o seu imóvel mas não tem ideia de por onde começar? Criamos um guia rápido para você saber os primeiros e últimos passos para dar entrada na sua nova casa. Confira!



1 – Pesquise o imóvel antes



No caso de imóveis usados, a Caixa Econômica Federal é a pioneira em manter um banco de dados com os imóveis financiados por ela. Esta prática ajuda quem ainda não tem em vista a casa ideal, contudo o tempo total da operação pode aumentar consideravelmente se você optar por buscar o imóvel depois.



Em média, tendo o imóvel já escolhido, é possível liberar o financiamento entre 30 e 90 dias. Mas, se você ainda não sabe qual imóvel comprar ou prefere escolher um a partir do banco de dados da instituição financeira, esse tempo médio pode subir para 120 dias ou mais. Dê preferência aos imóveis já catalogados e visite-os antes mesmo de procurar financiamento.



2 – Financeiras, construtoras e bancos



As três instituições podem lhe ajudar no financiamento. Cada uma delas fará uma avaliação diferente, específica para o seu caso e para as exigências da instituição. Antes de sair querendo fechar negócio com a primeira instituição, a dica é pesquisar. Por exemplo, se você é cliente há bastante tempo de um banco, talvez encontre boas condições de financiamento por lá. Contudo, um outro banco pode se interessar muito pelo seu perfil de cliente e oferecer melhores condições, por isso vale a pesquisa.



As construtoras e financeiras são diretamente ligadas aos bancos. Procure saber para quais bancos elas dão preferência e tente negociar as melhores condições com os dois lados. As simulações são uma ótima forma de entender qual se encaixa melhor no que você precisa e as condições necessárias para conseguir um financiamento, portanto, procure sempre fazer simulações de crédito.



3 – Documentação



Depois de escolher o local que se encaixa melhor ao que precisa é hora de juntar uma série de documentos. Cada instituição tem suas regras e suas exigências, por causa disso em cada lugar será um documento a mais ou a menos que você precisará, mas os essenciais são esses:



RG e CPF de todas as pessoas que residirão na casa;





Comprovante de residência atual;





Comprovante de renda de todas as pessoas que residirão na casa





Alguns bancos pedem várias certidões, cada uma delas tem um local específico para a retirada. Informe-se na instituição os locais para retirada dessa documentação.



4 – Aprovação de crédito



Com a documentação em mãos e entregue ao banco, ou outra instituição de sua preferência, vem a avaliação de crédito. Nesta etapa é avaliado se é uma operação de risco para você e para o banco (pois é ele quem assume sua dívida com a construtora ou com o proprietário).



Geralmente, para esta análise, é utilizado seu histórico de compras em outros setores e também pode ser utilizado o ‘Cadastro Positivo’ das organizações de avaliação de crédito. Por isso, ter uma vida financeiramente saudável pode facilitar a aprovação do ser crédito.



5 – Contratação do financiamento



Note que há diferença entre ‘Aprovação de Crédito’ e ‘Contratação de Crédito’. Na primeira, após a avaliação do cadastro você está apto para contratar o financiamento, porém não é uma operação automática e você deve fazer o pedido para contratá-lo. Quando há contratação, o banco pode pedir um valor de entrada ou o adiantamento da primeira parcela. O proprietário do imóvel financiado recebe o valor da primeira parcela em até 30 dias após a assinatura do contrato.



Fonte: Imovel Web

0
|
0