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Corretor de Imóveis é um Profissional Feliz?

Passamos a maior parte das nossas vidas trabalhando e, tragicamente, prazer e trabalho nem sempre são palavras próximas no cotidiano. Muitos trabalham em uma atividade chata, apenas por necessidade, fazer o que gosta é algo irreal para a maioria. E quando se trata de felicidade corretor de imóveis. Você é feliz durante o trabalho? De acordo com uma pesquisa, realizada por um site de empregos dos Estados Unidos, os corretores de imóveis têm o emprego mais feliz do país. O estudo, realizado em 2012, entrevistou 65 mil trabalhadores que avaliaram dez fatores: relacionamento com chefe e colegas, ambiente, fonte de emprego, pagamento, oportunidade de crescimento, cultura, reputação da empresa, tarefas diárias e controle exercido sobre o trabalho diário. Todos os itens foram avaliados em uma escala de 0 a 5. No mínimo 50 opiniões eram necessárias para o emprego ser considerado. No final, os pontos eram somados e divididos por 10. O resultado final apontou uma média de 4,26 pontos para os corretores de imóveis, a maior do país. Salário = felicidade? Não é o que aponta a pesquisa. Os corretores de imóveis recebem em média, US$ 51 mil por ano, porém, existem profissões que o salário chega a US$ 92 mil anuais, mesmo assim, os profissionais do setor imobiliário ainda estão mais satisfeitos. A felicidade dos corretores está atrelada a qualidade de vida oferecida pela profissão. Os horários são flexíveis, o local de trabalho não é estressante, normalmente o relacionamento com o chefe e com os colegas é bom, o setor viveu um boom nos últimos anos e, mesmo com a crise, voltou a ter força nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, os profissionais mais infelizes são os advogados. A pontuação dessa carreira não passou de 2,89. William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br, uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Guaratuba | imóveisGuaratuba.com, presente em mais de 240 cidades do Brasil.

01 de novembro de 2013

Reforma Valoriza Preço de Imóvel Em Até 25%

Alternativa vem sendo utilizada por donos de apartamentos e casas para ganhar mais na venda da propriedade Considerados um dos investimentos mais significativos da vida de qualquer pessoa, a casa ou o apartamento, em algum momento irão necessitar de reparos ou até mesmo uma reforma grande em sua estrutura. Nesta hora, é importante o morador ter em mente a venda da propriedade, pois, além da localização dela, as mudanças poderão valorizar o preço do imóvel em até 25%, segundo o gerente de vendas da Viva Imóveis, Marcello Garcia. De olho na possível venda, ele alerta o dono para não cometer o erro de personalizar a casa ou apartamento, pois "isso fechará oportunidades", ou seja, as pessoas poderão não gostar daquilo que foi feito e isso impede a comercialização. Segundo Marcello, o espaço de qualquer imóvel é desenvolvido dentro de uma condição neutra, para que agrade a maioria dos públicos e esta característica deve ser mantida quando a venda poderá ser cogitada. Orientação O mesmo conselho é dado pelo advogado imobiliário do Rio de Janeiro, Carlos Freitas, diretor de condomínios da Primar Administradora de Bens. "As reformas devem ter caráter funcional, ou seja, que atenda às demandas do mercado", avalia ele. Buscar arquiteto "A grande dica é sempre buscar um profissional, um arquiteto com experiência em área interna sempre que for realizar alguma reforma", aconselha. De acordo com Marcello, esses profissionais trabalham de forma a aproveitar melhor os espaços de cada ambiente e, com isso, dão "um up grade no apartamento ou na casa", potencializando o valor a ser cobrado pelos proprietários. Qualidade do material Outro ponto abordado pelos dois profissionais do setor é a qualidade do material usado na reforma. Principalmente quando os arquitetos não são contratados, o proprietário deve atentar para que isso não comprometa a infraestrutura do imóvel. "O ideal é pesquisar os preços e verificar a qualidade e procedência, evitando a compra de algo ruim, independente do valor. O serviço deve ser bem feito e a reforma deve ser realizada visando à utilidade", ressalta o advogado. Espaços em foco Afirmando que em Fortaleza - região onde atua - "encontra-se reformas conscientes e outras que depreciam o imóvel", o gerente da corretora aponta as áreas de lazer como as mais visadas no momento de reformar a propriedade. Já Freitas, aponta como tendência nacional a cozinha e o banheiro como foco das reformas e principais cômodos no momento de análise do preço cobrado, aliados à garagem. Ele ainda aconselha que seja usado cores discretas, além de cerâmica, granito ou madeira no piso, evitando o carpete. ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA REPÓRTER

24 de outubro de 2013

Número de Domicílios no País Cresce Mais do Que a População

Enquanto a população brasileira aumentou 0,8% em 2012, com relação a 2011, o número de domicílios subiu 2,5%, chegando a 62,8 milhões. Na Região Norte, o crescimento foi 3,3%. Do total no Brasil, 17,7% são alugados, 7,1% cedidos e 74,8% eram próprios, sendo que 70% deles estavam quitados. Os dados foram divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012. Quanto ao número de moradores, os domicílios com menos pessoas aumentaram de quantidade, ao passo que os que têm mais moradores reduziram. Do total, 13,5% dos domicílios tinham uma pessoa, 24,4% tinham duas, 25,6% tinham três e 20,5% dos domicílios tinham quatro moradores. Residências com oito ou mais moradores representam 1,2%. Em 2011, 12,7% eram ocupados por uma pessoa, 23,9% por duas, 25,7% por três, 21% tinham quatro e os que tinham oito pessoas ou mais somavam 1,4%. O abastecimento de água chega a 53,4 milhões de domicílios, o que corresponde a 86,4%, crescimento de 0,8% em relação a 2011. A coleta de esgotos avançou 2,1%, chegando a 58% dos domicílios do país. Em 2002, 81,9% tinham água em casa e 46,4% tinham o esgoto coletado. No ano passado, 89,9% dos domicílios eram atendidos pela coleta de lixo, enquanto em 2002 a coleta chegava a 84,8% das casas. A rede elétrica está presente em 99,7% dos domicílios, ante 96,6% em 2002. Esses dados não incluem a área rural da Região Norte, por ter entrado na pesquisa apenas em 2004, impedindo, portanto, a comparação com anos anteriores. O serviço de telefonia cresceu 4,1% e chegou a 91,2% dos domicílios. Em 2012, 1,85 milhão (3%) tinham apenas telefone fixo, mostrando a tendência de queda nesse serviço, que foi 12,5% em relação a 2011. Por outro lado, o número de domicílios que têm apenas telefone celular subiu de 49,7% para 51,4%, somando 32,28 milhões de lares. E 36,9% têm telefone móvel e fixo. Quanto aos bens duráveis, 98,7% têm fogão e 96,7% tem geladeira, números que eram, respectivamente, 98,6% e 95,8% em 2011. A presença da máquina de lavar roupa passou de 51% para 55,1% e a televisão subiu de 96,9% para 97,2%. O aparelho de DVD está presente em 76% dos domicílios e o rádio caiu de 83,4% para 80,9%. Já o microcomputador, passou de 42,9% para 46,4%. Na questão da mobilidade, o número de domicílios com carro passou de 40,9% para 42,4%, e com motocicleta subiu de 19,1% para 20%. Resultados da PNAD 2012 Domicílios atendidos por serviços públicos:      

18 de outubro de 2013

Casa Ou Apartamento? Veja Vantagens e Desvantagens De Cada Opção

A casa própria é um dos principais sonhos dos brasileiros. Mas, após poupar dinheiro suficiente para a compra, é comum se perguntar qual é a melhor opção: apartamento ou casa? Segundo o diretor de condomínios e jurídico da Imobiliária Primar Administradora de Bens, Carlos Samuel de Oliveira Freitas, tal escolha é pessoal e depende de variáveis como espaço, segurança, opções de lazer e conforto. “Antes de fechar qualquer negócio, analise as vantagens e desvantagens que cada moradia oferece e escolha a opção que melhor combina com suas necessidades e expectativas”, aconselha o especialista. Freitas explica abaixo quais são as vantagens e desvantagens de cada opção, confira: Casa Morar em uma casa tem vantagens que, para algumas pessoas, são imprescindíveis. “Algumas pessoas só se sentem livres o suficiente quando moram em casas, já que nesse ambiente quem estabelece as regras são elas mesmas, diferentemente de um apartamento, em que é preciso conviver com as regras impostas pelo condomínio”, explica Freitas. A casa oferece um espaço maior e a ausência de vizinhos tão próximos faz com que, quem procure por uma sensação maior de privacidade, se sinta melhor em uma casa. “Outros pontos que podem contar a favor da casa é o fato de que nesse tipo de moradia há um maior espaço para criar plantas ou ter algum animal de estimação. Além disso, em uma casa também não é preciso pagar o condomínio, gasto que muitas vezes pesa no bolso da família”, comenta o executivo. Para quem se preocupa com a segurança e, mesmo assim, pretende morar em uma casa, uma alternativa é comprar um imóvel em um condomínio horizontal fechado. "Condomínios fechados trazem a segurança dos apartamentos com o espaço e a privacidade de morar em uma casa", considera Freitas. Quem compra uma casa precisa lembrar que, apesar de não arcar com os custos de condomínio, irá gastar quase a mesma quantia em manutenção. O especialista diz que em uma casa, além da segurança, outros gastos embutidos no condomínio passam a ser seus, como a conta de água e da manutenção da fachada do imóvel. Apartamentos Antes de qualquer coisa, morar em apartamento requer a aceitação de regras, alerta Freitas. O especialista comenta que antes de comprar o imóvel é preciso analisar a rotina do local para ver se ela combina com o estilo de vida do morador. Em compensação, para quem mora sozinho ou para famílias que passam muito tempo viajando, apartamentos podem ser – ou pelo menos passar uma impressão – de ser uma moradia mais segura. "Para pessoas que passam muito tempo longe de casa, o apartamento passa a segurança de estar sempre sendo 'vigiado' pelos vizinhos. Além disso, existe a oportunidade de criar um vínculo de amizade com os outros moradores e contar com eles quando precisar que alguém coloque água nas plantas ou alimente os peixes caso você fique longe por um período longo”, diz Freitas. Para famílias que têm crianças, os condomínios são uma oportunidade para os filhos fazerem amizades e brincar pelo local com a segurança de estar dentro de casa. “Fica claro que, se por um lado morar em um apartamento pode ser mais seguro, quando se mora em uma casa, há um espaço maior e uma privacidade garantida”, conclui Freitas. Na hora de comprar ou alugar, existem também outros fatores que devem influenciar na escolha do tipo de imóvel, como o preço, o conforto, a localização e a segurança.  

25 de setembro de 2013

Os Bancos Com Os Melhores Juros De Financiamento Imobiliário

A Caixa nem sempre é o banco que tem a taxa de juros média mais barata para o financiamento habitacional, segundo o Banco Central. Existem diferentes modalidades de financiamento de imóveis no Brasil, que fazem com que as taxas de juros sigam regras distintas. Imóveis de até 500 mil reais podem ser financiados dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), com taxas de juros mais em conta, porque são reguladas; acima desse valor, o financiamento só pode ser feito fora do SFH, e as taxas de juros podem ser mais altas. Além disso, pode haver dois tipos de cobrança de juros: as linhas pré-fixadas têm juros acordados no ato da contratação e permanecerão as mesmas até o fim do financiamento; já as linhas pós-fixadas têm uma taxa de juro prefixada e corrigida pela variação da Taxa Referencial (TR), que será tanto maior quanto maior for a taxa básica de juros (Selic) no Brasil. Desde 2012, a TR mensal tem ficado próxima de zero, o que favorece as linhas pós-fixadas. Mas quando há perspectiva de alta nos juros, quem contrata esse tipo de financiamento pode ficar prejudicado. Ainda assim, o crédito imobiliário é uma das linhas mais em conta do Brasil. As condições também podem variar de acordo com o relacionamento do cliente com o banco. Veja nas tabelas a seguir quais, dentre os grandes bancos, cobram as maiores e as menores taxas de juros médias de financiamento imobiliário em cada tipo de contrato, de acordo os dados passados pelas próprias instituições financeiras ao Banco Central:   Dentro do SFH, com taxa de juros pré-fixada: Dentro do SFH, com taxa de juros corrigida pela TR (pós-fixada): Fora do SFH, com taxa de juros pré-fixada: Fora do SFH, com taxa de juros corrigida pela TR (pós-fixada):

18 de setembro de 2013

Corretor De Imóveis: 8 Ferramentas Para Facilitar e Melhorar Suas Vendas

Quero chamar atenção para as novas tecnologias, especialmente os novos recursos possibilitados pela internet, podem revolucionar a forma como você se relaciona com o seu cliente e, consequentemente, as suas vendas, se utilizadas de maneira consciente, planejada e estratégica. Imagine ter todas as informações sobre os imóveis organizadas, compartilhá-las automaticamente com os seus clientes e nas redes sociais online, agendar compromissos, receber notificações e acompanhar suas vendas e negociações em tempo real e de qualquer lugar. Alie a isso a oportunidade de ter sempre em suas mãos um portfólio bem apresentado e acessá-lo de qualquer lugar, saber com precisão o tamanho de cômodo e passar esta informação ao cliente sem precisar retomar a planta do imóvel, apresentar sem margem de dúvida a posição do sol e não se perder para chegar naquele imóvel que você ainda não conhece. Tudo isso é possível e pode estar disponível em apenas um clique. Essas são algumas facilidades que as novas tecnologias podem proporcionar ao corretor, gerando um melhor aproveitamento do tempo, credibilidade e impactando, de forma efetiva, na relação com os clientes. ———– Por isso, compartilho com você 8 ferramentas que irão revolucionar sua forma de trabalhar. 1. EVERNOTE: um aplicativo muito útil no gerenciamento e organização para o corretor de imóveis. Ele permite anotações via comando de voz, além de arquivamento de textos e imagens. Uma das funções que mais gosto é o web clipper, onde é possível com apenas um clique, armazenar textos e imagens e ainda catalogar por pastas. Com esta ferramenta, o corretor pode criar sua biblioteca virtual com notícias e matérias relevantes sobre o mercado imobiliário para usá-la como um catalisador de argumentações junto ao seu cliente. Toda informação é arquivada em “nuvem” e o acesso pode ser feito em qualquer plataforma. Além disso, todo item adicionado é atualizado automaticamente. 2.MAGIC PLAN: Será que minha cama cabe aqui? E o meu armário? Estes são questionamentos corriqueiros aos quais, muitas vezes, nos faltam respostas por não termos por perto uma trena para medir e dimensionar para os clientes os espaços do novo imóvel. O magic plan é um aplicativo fantástico, pois funciona como uma trena virtual. Ele mede e desenha os ambientes. 3. OZ SUN SEECKER: Sol da manhã ou da tarde? Esta é outra pergunta comum e que pode deixar o corretor em dúvida. Pare de trabalhar com as palavras e apresente fatos reais ao seu cliente com este aplicativo. O OZ Sun Seeker usa um GPS e magnetômetro para encontrar a posição solar correta e um caminho para sua localização atual. 4. DROPBOX: Com armazenamento em “nuvem”, esse aplicativo permite que você leve todos os seus documentos para qualquer lugar. Com ele, todo arquivo salvo na pasta é automaticamente armazenado em todos os dispositivos nos quais você tenha baixado o aplicativo. Imagine se você tivesse que carregar em meio impresso todas as informações que precisa para sua apresentação: fotos, documentos, plantas, etc. Seriam necessárias mais de duas mãos para carregar tudo. Com o dropbox, isto se torna possível com maior facilidade. 5. GOOGLE MAPS: Aplicativo essencial para que o corretor não se perca e encontre de forma ágil um endereço do imóvel a ser apresentado. Permite, ainda, a localização de pontos comerciais, transporte público e outras informações relevantes para sua argumentação. 6. FOURSQUARE: Aplicativo e uma rede social online de geolocalização. Umas das coisas que mais gosto nele é a possibilidade de dar dicas. Você pode potencializar a sua apresentação recomendando atividades e locais interessantes disponíveis no bairro ou em regiões próximas à localização do empreendimento, além de ter a possibilidade de convidar pessoas para conhecer determinado imóvel. Em suma, com o foursquare, o corretor pode estimular possíveis despretensiosos compradores a visitá-lo ou criar interesse pela região. 7. HP 12C: Este aplicativo proporciona ter no seu celular a famosa calculadora científica, ferramenta tão fundamental para garantia de decisões adequadas na relação com o cliente. Seu uso torna as negociações mais eficientes. 8. COLOR SMART: O corretor precisa trabalhar de forma personalizada e criativa para atender os mais variados desejos. Este aplicativo contribui de forma interativa para que o seu cliente simule as combinações de cores para as paredes de seu futuro apartamento. Uma forma de quebrar possíveis objeções e criar um ambiente favorável na relação. O conhecimento e uso estratégico dessas ferramentas podem proporcionar uma vantagem competitiva no mercado, aumentando sua produtividade e garantindo que você venda mais. Surpreenda o seu cliente e supere seus limites. Boas vendas!!!

10 de setembro de 2013

Lei do Inquilinato

Nome popular da lei que regula as locação urbanas.

04 de setembro de 2013

Corretor de imóveis - Veja como atrair mais clientes para seu negócio.

corretores de imóveis de como atrair clientes sem fazer um grande investimento. Existem varias formas de divulgar seu negócio mas os primeiro passos são: definir seu orçamento para publicidade, analisar o seu publico alvo e traçar um planejamento estratégico de como atingi-lo. Selecionei algumas dicas de como divulgar seus serviços sem gastar muito. Repita o que funciona:  Procure entre seus colegas ações que foram feitas e que surtiram resultados, separe as que se enquadram a seu perfil e reaplique novamente. Indicações: é o modo mais barato de conseguir clientes, quando eu trabalhava vendendo Enciclopédia Barsa sempre que atendia um cliente mesmo se ele não comprasse eu costumava pedir 5 indicações de amigos que possivelmente precisassem de uma enciclopédia, Com isso sempre tinha clientes para atender e sem contar que é mais fácil vender quando você é indicado. Cartão de visitas: o cartão de visitas é fundamental para um profissional que quer ter sucesso, não use aqueles cartões pré prontos que as empresas costumam dar, crie os seu cartão personalizado, mas não se apegue a eles, Lembre-se de que foram feitos com a intenção de divulgar informações sobre o seu negócio e o seu contato. Guarde apenas um como referencia para futuras reproduções. Internet: a internet cada vez atrai mais pessoas que estão a procura de um imóvel e é fundamental que você esteja na rede. Procure criar um perfil em redes sociais pois assim o cliente pode te encontrar com mais facilidade. Site: É importante que você também tenha um site, pois a maioria dos clientes fazer pesquisas na rede antes de sair a procura de um imóvel. Alem de facilitar a sua vida na hora de passar as informações sobre suas ofertas para os seus clientes. Mas também não adianta ter um website se você não inserir imóveis com fotos e informações detalhadas,  afinal o cliente que ver o imóvel antes de visitá-lo. Folhetos na rua: É um meio que não exige alto investimento em criação e produção e pode estar presente nas mãos do seu cliente em potencial. Ainda vale a pena. Pós venda: não deixe de manter contato com seus clientes pois todo mundo tem um amigo querendo comprar, vender ou alugar um imóvel. E se você fez um bom trabalho, se esse cliente precisar com certeza vai te procurar. Autor: Rony de lima meneses, Responsavel pelo Blog Marketing e Publicidade Imobiliária

28 de agosto de 2013

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