Alienação fiduciária, zoneamento, habite-se. Palavras comumente utilizadas quando o assunto é compra e venda de imóveis. Mas do que realmente se tratam? Willian Cruz, especialista em comunicação da POW Internet, listou no blog Portais Imobiliários, algumas das principais expressões utilizadas no setor imobiliário.
Abrir operação – Acontece quando um negócio fechado é cancelado, devido algum erro reconhecido pelas partes.
Alienação fiduciária – O cliente faz o financiamento de uma casa e pode utiliza – lá, porém, se não efetua o pagamento, perde o imóvel para o banco que cedeu o crédito.
Alvará - Documento emitido por órgão público competente com autorização para incorporação e/ou construção de projeto arquitetônico.
Averbação - Anotação feita pelo Cartório de Registro de Imóveis de qualquer alteração que diga respeito ao proprietário (subjetiva) ou ao imóvel (objetiva).
Bear Market - indica pessimismo, quando o mercado ta em baixa.
Depreciação - Perda do valor anterior de mercado de um imóvel ou terreno. Pode ocorrer por vários motivos: mau uso, falta de investimento público na região, crise econômica do país, entre outros.
Habite-se - autorização para ocupação do imóvel, acontece após a vistoria do Corpo de Bombeiros.
Hipoteca - quando um imóvel fica registrado como garantia do pagamento de uma dívida. O devedor pode até vender o bem, mas se o compromisso não for honrado, o imóvel é levado a leilão. Para evitar problemas, antes de comprar um imóvel é importante verificar a situação hipotecária.
IGP-M – Índice Geral dos Preços de Mercado. É um dos dados utilizados para a atualização dos valores de compra e venda de imóvel.
INCC – Índice Nacional de Custo da Construção Civil, define o valor médio do metro quadrado dos imóveis, serve como parâmetro para os preços.
Ordem de despejo – Mandado judicial que obriga o locatário a desocupar o imóvel alugado em determinado prazo. Geralmente acontece por falta de pagamento.
Permuta – Em termos simples, é uma troca de bens. Por exemplo, ao comprar um imóvel, uma pessoa paga 40% do valor em dinheiro e o restante pagará dando um outro imóvel. Quando a permuta tem parte da negociação em dinheiro é chama de 'permuta com torna'. Quando não tem dinheiro envolvido é 'permuta sem torna'.
Salubridade – Antes de vender um imóvel, todo corretor deve estar atento aos cuidados mínimos. Verifique as condições do local: ventilação, iluminação, conforto, manutenção. Lembre-se, se for comprovado que um corretor vende uma casa, sabendo de suas péssimas condições, o profissional terá problemas com a justiça. Portanto, se você notar algum problema no local, peça o conserto e apenas depois do término, inicie as vendas.
Zoneamento – Divisão dos terrenos de um município, esses locais são definidos de acordo com características urbanísticas específicas, como destinação, atividades e tipos de construção permitidos.
Fonte: Redimob