Como comprar um apartamento pode ser a dúvida da maioria das pessoas. O sonho do imóvel próprio pode ser ainda maior quando o assunto é apartamento, tipo de moradia que caiu na graça do público brasileiro e vem ganhando cada vez mais adeptos pela sua praticidade e conforto. 

Para comprar um apartamento, no entanto, é importante se preparar de forma adequada e estar preparado para seguir alguns passos rumo à realização desse sonho. Afinal, o que fazer para conseguir comprar um apartamento? Não sabe por onde começar? A gente te ajuda! 

Reunimos aqui dicas de como comprar um apartamento, como se preparar para esse passo importante e o que é preciso para realizar esse sonho. Vem conferir! 

Quero comprar apartamento: por onde começar? 

Dar o primeiro passo na compra de um apartamento pode ser desafiador, mas não é impossível. Saber exatamente que etapas percorrer na jornada da compra de um apartamento é importante para evitar dores de cabeça e conseguir conquistar seu apartamento com tranquilidade. 

Para isso, antes de tudo, é fundamental ter em mente que a compra de um apartamento é um movimento importante e que requer foco. Se o seu objetivo é comprar um apartamento, foque nessa meta e mantenha-se motivado a conquistá-la. 

Do planejamento financeiro à assinatura do contrato, cada passo é importante para realizar este sonho.

O primeiro passo para comprar um apartamento, portanto, é estar determinado a conseguir conquistar o imóvel. A partir daí, trilhe o caminho sem desviar do objetivo.  Para ajudar, reunimos algumas dicas importantes sobre como comprar um apartamento que pode dar aquela mãozinha na hora de realizar este sonho. Veja a seguir. 

10 dicas de como comprar um apartamento 

1. Conheça o seu poder de compra

A compra de um apartamento é uma decisão importante e como a maioria delas, requer planejamento financeiro.

Antes de comprar um apartamento, é importante avaliar o seu poder de compra. A partir daí, você saberá o quanto pode investir de entrada, em parcelas ou mesmo em uma compra à vista.

Delimitar o poder de compra vai evitar que você entre em dívidas que não pode honrar e te ajuda a filtrar a melhor opção de apartamento para a sua realidade financeira do momento.

2. Planejamento financeiro é a palavra-chave

Por ser uma compra que envolve altos valores, e, na em boa parte das vezes, um empréstimo ou financiamento, um bom planejamento financeiro é indispensável na hora de comprar um apartamento.

Para isso, é importante mapear seus gastos fixos e seus rendimentos, ou seja, quanto você recebe e quanto gasta normalmente. Ter visibilidade da sua saúde financeira é fundamental para criar um planejamento.

Uma boa dica é criar uma planilha de acompanhamento financeiro ou usar aplicativos com essa finalidade.

A partir dessa visibilidade, você pode estabelecer melhor metas de economias para guardar dinheiro para a entrada do apartamento, por exemplo, e mesmo se organizar para o pagamento de parcelas, taxas e outros valores envolvidos na compra de um apartamento.

3. Crie um cronograma

Quando se tem um objetivo a conquistar, é importante entender os movimentos que devem ser feitos até chegar lá. Neste sentido, um cronograma pode te ajudar a se organizar na hora de comprar um apartamento.

Mapeie as etapas, como pesquisa do imóvel, visitas e negociação, por exemplo, e estabeleça prazos realistas para cada uma delas.

Avançar nessas etapas de acordo com o cronograma pré-estabelecido também pode te ajudar a manter-se motivado a percorrer o objetivo até o fim, além de manter a organização em dia, é claro. 

4. Busque o apartamento perfeito para você

Saúde financeira mapeada e planejamento na ponta do lápis, chegou a hora de buscar pelo apartamento perfeito para você.


Antes de iniciar a busca, defina os critérios: quantos quartos, metragem, opções de lazer no condomínio e outras informações que vão te ajudar a encontrar o apartamento perfeito mais fácil na hora da busca. 

Capriche na busca e selecione algumas opções que te chamaram a atenção.

5Visite os apartamentos com atenção

Com a seleção dos apartamentos queridinhos feita, é hora de visitas algumas das opções para conhecer de perto os apartamentos.

As visitas, físicas e virtuais, são fundamentais para conferir cada detalhe do apartamento e garantir que a compra será consciente e atenderá aos seus gostos e necessidades.

Na hora da visita, fique atento aos detalhes e não deixe de fazer perguntas ou fotografar o apartamento para conferir depois, na hora da decisão.

Lembre-se: esta é a compra da sua vida. Abuse da curiosidade na hora da visita e não saia com nenhuma dúvida!

6Mapeie todos os custos 

Antes de consolidar a compra de um apartamento, é importante mapear todos os custos envolvidos na compra.

Além da entrada e das parcelas do apartamento, a compra de um apartamento envolve outros custos com taxas e documentos importantes, como: ITBI, registro do imóvel e escritura pública.

Outros gastos que não podem deixar de ser levados em consideração são os valores envolvidos na mudança, com logística e compras, na decoração e eventuais reformas que precisam ser feitas.

Pesquise e repasse todos os custos envolvidos na compra do seu apartamento, para se preparar para eles sem correr o risco de se endividar.

7Prepare-se para a documentação 

Outro ponto importante na compra de um apartamento é a documentação.

Atualmente, a compra do apartamento é bem menos burocrática que no passado. No entanto, ainda envolve uma série de documentos que não podem ficar de fora.

Entre a documentação mais comum utilizada na compra de um apartamento, estão: documentos pessoais (RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento), comprovante de estado civil, comprovante de renda, comprovante de residência, certidões negativas de protestos financeiros ou ações cíveis, carteira de trabalho, entre outros.

Fique atento. Separar todos os documentos pode parecer trabalhoso, mas vai valer a pena fazer isso com antecedência!

8. Cuidado na hora de assinar o contrato 

A compra de um apartamento é algo muito sério e importante, portanto, muita atenção na hora de assinar o contrato.

Certifique-se de que leu e compreendeu todos os pontos, e conte com a ajuda de um profissional do direito imobiliário ou um corretor de imóveis, se for necessário.

Atente para cláusulas de financiamento e condições de pagamento, data de entrega das chaves e outros detalhes importantes do contrato.

9. Tenha uma reserva de emergência

Para comprar um apartamento, outro ponto importante é ter uma reserva de emergência. 

Isso porque, para além dos gastos regulares, a compra de um imóvel pode trazer imprevistos como reformas e despesas extras com a mudança.

Para não passar sufoco, contemple uma reserva de emergência no seu planejamento financeiro.

10. Foque no que é essencial 

Depois de assinar o contrato e pegar as chaves, a empolgação de conquistar seu apartamento próprio pode te fazer querer deixar o cantinho do jeito que você sempre sonhou.

Isso é ótimo, mas é importante ter cautela. Cuide do seu orçamento e, num primeiro momento, foque no que é essencial para viver bem. Vale até deixar um checklist pronto do que você precisa!

A decoração dos sonhos, equipamentos super tecnológicos e outros itens podem esperar, para evitar que a realização de um sonho se torne um pesadelo financeiro.

Essas são algumas dicas de como comprar um apartamento. Comece pelo planejamento e uma busca dedicada, siga seu cronograma e foque no seu objetivo final, sem se desviar dele. 

No fim das contas, você vai descobrir que realizar esse sonho é mais fácil do que imagina!