O Banco do Brasil, maior instituição financeira brasileira, planeja investir pesado no financiamento de imóveis.

O banco, que só entrou no setor imobiliário no ano passado, tem como meta se tornar o terceiro maior financiador da casa própria em três anos, atrás de Caixa Econômica Federal e de Itaú Unibanco.

Segundo Paulo Caffarelli, vice-presidente de negócios do varejo, a ideia é elevar a carteira dos atuais R$ 2,1 bilhões para R$ 3 bilhões até o final de 2010.

 Presença Internacional

 O BB pretende abrir mais 500 agências com um novo formato ainda em 2010, aproveitando a estrutura dos correspondentes bancários para chegar aos 2.200 municípios brasileiros em que ainda não tem uma presença. Nesses municípios o banco só atua por meio de correspondente bancário.

Segundo Aldemir Bendine, presidente do BB, os serviços e pagamentos ficariam a cargo do correspondente, enquanto a agência se encarregaria de crédito e depósito. Ao todo, o BB planeja abrir 2.500 agências nesse formato.

Para atuar nessas e nas demais agências, o BB planeja contratar 10 mil funcionários por meio de concurso até o início de 2011. Até junho, o banco já tinha contratado 6.000 pessoas desse total.